25/09/2010

Quiquiriqui

é um pintainho que vive feliz com a sua mamã. Um dia este pede-lhe para fazer um bolo e oferece-se para ir buscar lenha para acender o forno.
Quando estava a apanhar a lenha surge um gato assustador que o ameaça comer, mas em troca da sua vida o gato quer metade do bolo que mãe galinha vai fazer.
Depois de fazer um bolo enorme com a ajuda da mãe o Quiquiriqui guloso come-o todo esquecendo-se do que havia combinado com o Gato Pelado.
A mamã fica muito zangada por o Quiquiriqui não ter escutados os seus conselhos. Mas quando o gato aparece para comer a sua metade do bolo acaba por ajudar o pintainho a esconder-se. Depois de uma série de tentativas falhadas para apanhar o pintainho o Gato Pelado acaba a fugir assustado.
No final da história Quiquiriqui aprende a partilhar e a escutar sempre os conselho da mãe.

Quiquiriqui
texto de Marisa Núñez,  a partir de um conto tradicional birmano e ilustrações de Helga Bansch
Colecção O

O Ratinho que Procurava um Amigo

na edição do Círculo de Leitores (tradução mais fiel ao título original), ou Queres brincar comigo? na edição da Kalandraka
É a história de uma ratinho que se sentia muito só e vai perguntado a todos os animais que encontra «Vamos ser amigos?», as página vão passando e todos os animais lhe respondem «Não», até que conhece um outro ratinho que o convida a ir a sua casa, e os dois correm a toda a pressa.
Mas porquê?

As ilustrações de Eric Carle tornaram os seus livros inconfundíveis, a mistura das cores fortes, as colagens, e as pinceladas em que conseguimos perceber onde o pincel fez mais pressão.