31/10/2011

BD Amadora 2011

Ontem estivemos aqui...

e vimos personagens que bem conhecemos (Popeye; Mafaldinha; Garfiel; Charley Brown e muitos outros através da História da BD)

descobrimos outros que nos impressionaram (até nos sentimos personagens de um filme de animação)

e foi muito divertido

27/10/2011

Asas Delta

O final da tarde de hoje foi passada a desenhar e a fazer números ao som deste álbum.


E ainda houve tempo para brincar, e brincar ainda mais um bocADINHO.
Que bom seria se todos os nossos finais de tarde fossem iguais ao de hoje.

22/10/2011

Directamente da Biblioteca


O voo do balão vermelho


Uma vez que o livro do post abaixo me recordou um filme, não o podia deixar de mencionar ao R., e assim dei-lhe a conhecer mais um dos filmes que povoam as estantes cá de casa.

Como não consegui encontrar o original de 1956 do filme "Le ballon rouge" assim que saiu em DVD esta nova versão/inspiração (2007), com Juliette Binoche, comprei.

Embora seja um filme com pessoas de verdade e sem ser dobrado pediu para o ver. Como é habitual fez imensas perguntas. Porque é que o menino está sozinho na rua, porque é que não vai ninguém com ele no comboio...

Não viu a história até ao fim, nem eu esperava por isso, mas aos poucos vai-se familiarizando com este tipo de filmes.

18/10/2011

O meu Balão Vermelho

Há uns dias fomos escutar uma história (aliás várias) num livraria infantil, e como não podia deixar de ser vim de lá com mais um livro para a nossa colecção. Mais um que já podemos riscar da lista de desejos interminável.

Assim que vi a capa e ainda mais depois de ler o livro me convenci de que este livro tem que ser sem dúvida inspirado no filme "Le Ballon rouge". Infelizmente não consigo encontrar informação suficiente sobre o autor e o livro (este é o seu primeiro livro) para confirmar a minha ideia.

"O meu Balão Vermelho" conta a história de uma menina e de uma viagem de autocarro em que o seu balão de cor vermelha que se escapa com o vento.


Com a ajuda de diversos amigos que vão entrando no autocarro e vão simultaneamente dando indicações do caminho que o balão está a tomar, seguem viagem, e em cada pagina como se fosse um jogo também o leitor ajuda a procurar o balão desaparecido.


Por vezes esconde-se atrás de uma árvore, outras vezes atrás de uma núvem, outras vezes ainda só se vê o cordel, e num sobe e desce de colinas tentam sem sucesso alcançar o balão, até que um passáro lhe dá uma bicada...

No preciso momento em que os amigos tentam consolar a menina pela perda do seu querido balão, eis que surge ao longe um outro balão vermelho, ainda maior que o dela, um que podem seguir todos os dias....


"O meu Balão Vermelho"
texto e ilustrações de Kazuaki Yamada
editora Gato na Lua

14/10/2011

O Mágico

Depois de lhe falar no DVD de "O meu tio" disse-lhe que tinhamos um outro, desta vez um filme de animação com um personagem inspirado no actor do filme que ele tinha acabado de ver.

Deste só viu 15min porque foi imediatamente a seguir ao outro, e na verdade já estava um bocado cansado.

Eu vi "O Mágico" no grande ecrã por dois motivos que me despertaram a curiosidade, um por ser um filme do mesmo realizador de "Belleville Rendez-vous" que havia gostado e segundo por ser um filme baseado num argumento de Jacques Tati.
Curiosa história da vida de um mágico, pois não vemos a fantasia, o deslumbramento mas sim a vida errante, nem sempre bem sucedida de um homem só. Mas de alguma forma é nos transmitida a sua força em busca de outros locais onde ainda mostar os seus talentos. Mas o mais revelador é o seu coração e é aí que ele exerce a sua maior magia, a magia dos afectos.

12/10/2011

o meu tio

A propósito do livro do post abaixo, disse ao R. que tinhamos o filme que serviu de inspiração ao livro.

Claro que o quis ver de imediato. Foi o primeiro filme não animado que ele viu.
Não viu até ao fim, mas foram 45min de grande entusiamo e curiosidade, as perguntas foram mais que muitas e também houve gargalhadas.

Depois desta experiência a ver se desencantamos alguns filmes de Chaplin para ver a sua reacção.

10/10/2011

Na garupa do meu tio

Assim que lhe entregaram o livro, o R. ficou conquistado.
Na garupa do meu tio, ilustrado por David Merveille e baseado no personagem de Jacques Tati, à semelhança dos seus filmes, o livro não tem texto, nem precisa...

Esta aventura é inspirada no filme de Tati "O meu tio", o personagem passeia-se por Paris e como já é habitual provoca uma série de peripécias e mal entendidos sem nunca se dar conta que é ele o causador de tais transtornos.
O facto de ser um livro desdobrável torna-o ainda mais atractivo, pois de cada vez que se abre uma dupla página lá está mais uma surpresa, o que será que fez agora "o meu tio", mais um sarilho, mais uma gargalhada.

Ao longo da sequência de imagens, várias referências vão surgindo a outros filmes de Tati, é uma espécie de homenagem-jogo em busca das cenas e dos filmes respectivos.