31/08/2011

nova fornada da Biblioteca

Um dos livros abaixo é uma segunda requisição e já falei dele aqui, alguém consegue descobrir qual é?


Normalmente sou eu que escolho os livros que trazemos. Enquanto o R. brinca no espaço infantil eu percorro as estantes à procura de títulos, autores/ ilustradores que conheço e no meio deles encontro sempre outras "novidades".
Por vezes o R. vê nas estantes-destaque algum livro que lhe desperta a atenção e pede para o levar.

Mas todas as segundas requisições são pedidos dele, pedidos que ele faz antes de sairmos de casa descrevendo as personagens e os episódios que mais o marcaram.

29/08/2011

Lágrimas de Crocodilo

Afinal ainda não vou dar por terminado o capítulo das histórias sobre crocodilos. É que cá em casa também temos um, não, não temos nenhum crocodilo, temos sim é um livro sobre crocodilos, e por sinal muito especial.

Este livro foi comprado na Feira do ano passado, e o que mais me chamou a atenção logo que o vi foi a capa/ caixa muito original.
Trata-se de uma história muito simples e curta, em apenas duas cores (verde e laranja), e com uns traços e grande sentido de humor cativa toda a família.

Seria fantástico se para cada pergunta do meu filho (que está na idade dos porquês), curioso e ávido por respostas consistentes eu tivesse uma explicação tão detalhada e divertida como esta.
"O que é que são LÁGRIMAS DE CROCODILO?" (*bem sei que esta não é a razão das verdadeiras lágrimas de crocodilo)
Título: Lágrimas de Crocodilo [1956]
Texto e ilustração: André François
Editora: Bruáa

26/08/2011

Sabe-se lá como é o Crocodilo...


Vamos ao último livro sobre crocodilos desta ida à Biblioteca. Este é também uma segunda requisição, a primeira foi em Maio.
Esta história foi escolhida pelo próprio R. quer desta vez quer da primeira e é um livro que o fascina muito.

A ilustradora italiana Eva Montanari com a ajuda de uma turma de animaizinhos e de um velho Professor Elefante vai despertar a nossa curiosidade e imaginação para página após página explicar a arte nas suas diferentes correntes artísticas.
Sendo uma história de animais a acção desenrola-se na selva, mais concretamente numa escola. O tema da aula daquele dia é o crocodilo, uma criatura que todos temem embora nunca o tenham visto. Para ajudar os animaizinhos a não recearem o crocodilo o velho Professor sugere que façam um desenho.

E um a um através do desenho expressam os seus medos e criatividade utilizando diferentes cores, formas geométricas, de manchas, linhas ou pontos (Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Abstraccionismo, Dadaismo).


As telas pintadas são quase auto-explicativas e é muito fácil às crianças associarem o nome das diversas expressões artísticas às telas que vão surgindo e compreenderem as diferenças existentes entre os estilos.

Claro que a ajuda dos pais é muito importante e de cada livro podem sempre extrair uma actividade, porque não desenhar também um crocodilo e depois procurar de que estilo mais se aproxima mais.

Título: Sabe-se lá como é o Crocodilo
Texto e ilustrações: Eva Montanari
Editora: Livros Horizonte

24/08/2011

A Grande Caçada


À semelhança do livro anterior este é também uma segunda requisição, a primeira foi em Junho de 2010. Embora não existam crocodilos nesta história, não lhe faltam animais.

Este é um livro mas é também um jogo cuja acção se passa numa pequena cidade. Ora, o jardim zoológico tem um novo guarda que uma noite se esqueceu de trancar as portas das jaulas e dez animais escaparam-se para a cidade. Cada dupla página apresenta um local da cidade (mercado, praça, escola, parque, etc) e a missão do leitor é ajudar o guarda a descobrir um a um os animais fugitivos para os levar de volta ao zoo. Conforme a história avança surge no fundo da página o guarda e os animais que já foram localizados. Nós vamos nomeado e contando para saber quais e quantos ainda faltam (memória e cálculo).

"A Grande Caçada" é uma espécie de "Onde está o Wally?" mas com animais e para crianças mais pequenas. No entanto, sem a ajuda de um adulto não me parece possível que conseguissem descobrir os animais escondidos. Apesar disso o R. adora o livro e diverte-se imenso à procura dos animais vezes sem conta. Podemos também aproveitar para explorar o livro de outras formas e para tal são deixadas algumas pistas na página final.

Título: A Grande Caçada [1989]
Autor: Pippa Unwin
Editora: Bertrand

22/08/2011

A Grande Fuga

Descobri este livro primeiro aqui e depois aqui, e em Outubro de 2009 foi a minha vez de o encontrar na Biblioteca.
Na semana passada e na temática dos crocodilos foi novamente requisitado.
Esta aventura que relata a vida de um crocodilo divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo ficamos a saber como foi capturado ainda bebé nas florestas da Florida, para depois ser comprado como animal de estimação exótico por uma família de Nova Iorque.

Mas claro, surpresa das surpresas os crocodilos tal como todas as criaturas também crescem e quando deixa de ser engraçadinho resolvem que é altura de se desfazerem dele.

No começo do segundo capítulo, Silas, o nosso herói, vive nos esgotos com tantos outros crocodilos com uma história igual à dele.
Estudando todos os livros que os outros deitam fora
e juntando todo o dinheiro que as pessoas vão perdendo, Silas e os seus amigos decidem planear o regresso às florestas da Flórida.
Durante os preparativos para a fuga no terceiro capítulo compram disfarces e em diferentes meios de transporte
 lá vão eles apanhar um avião com destino à sua terra natal.
No quarto e último capítulo aterram por fim na Flórida.

com grandes aventuras para contar aos amigos...

Uma divertida lição sobre o valor da inteligência, do trabalho em equipa e da amizade, pelo que também pode ser interpretado como um alerta para o facto de que o lugar dos animais exóticos é no seu habitat natural e não em apartamentos na cidade.

Título: A Grande Fuga - ou - História Subterrânea
Texto e ilustrações: Peter Lippman
Editora: Plátano Editora

19/08/2011

Um pequeno Crocodilo ternurento que só visto


Esta é uma história sobre um amor improvável com um final feliz.
O protagonista desta história de amor é um pequeno crocodilo que se apaixona por uma girafa. E logo por uma girafa!
Para a tentar conquistar vai passar por uma série de peripécias.
Para que a girafa repare nele decide subir a um par de andas.
Fazer acrobacias numa bicicleta.
Tocar uma canção de amor.

Mas por diversos acasos nunca consegue que a sua amada repare nele.
Até que faz uma derradeira tentativa para a conquistar, mas que corre muito mal e o leva ao Hospital.
Pobre crocodilo! Só, triste, ferido e sem qualquer esperança regressa a casa, quando distraído nos seus pensamentos tropeça na sua amada girafa.
E por fim o amor acontece...

Título: Um pequeno Crocodilo ternurento que só visto
Texto e ilustrações: Daniela Kulot
Editora: Kalandraka

17/08/2011

Crocodilo


De regresso a casa e também à Biblioteca para devolver os livros já lidos e requisitar novos desta vez para o R.
Dos quatros que trazemos apenas um é novidade, novidade no mercado e cá em casa, os restantes são segundas leituras.
Conseguem descobrir o tema comum? Pista no título do post!