26/08/2011

Sabe-se lá como é o Crocodilo...


Vamos ao último livro sobre crocodilos desta ida à Biblioteca. Este é também uma segunda requisição, a primeira foi em Maio.
Esta história foi escolhida pelo próprio R. quer desta vez quer da primeira e é um livro que o fascina muito.

A ilustradora italiana Eva Montanari com a ajuda de uma turma de animaizinhos e de um velho Professor Elefante vai despertar a nossa curiosidade e imaginação para página após página explicar a arte nas suas diferentes correntes artísticas.
Sendo uma história de animais a acção desenrola-se na selva, mais concretamente numa escola. O tema da aula daquele dia é o crocodilo, uma criatura que todos temem embora nunca o tenham visto. Para ajudar os animaizinhos a não recearem o crocodilo o velho Professor sugere que façam um desenho.

E um a um através do desenho expressam os seus medos e criatividade utilizando diferentes cores, formas geométricas, de manchas, linhas ou pontos (Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Abstraccionismo, Dadaismo).


As telas pintadas são quase auto-explicativas e é muito fácil às crianças associarem o nome das diversas expressões artísticas às telas que vão surgindo e compreenderem as diferenças existentes entre os estilos.

Claro que a ajuda dos pais é muito importante e de cada livro podem sempre extrair uma actividade, porque não desenhar também um crocodilo e depois procurar de que estilo mais se aproxima mais.

Título: Sabe-se lá como é o Crocodilo
Texto e ilustrações: Eva Montanari
Editora: Livros Horizonte

Sem comentários: